Publicidade
Publicidade - Super banner
Dicas de Moda
enhanced by Google

Atrizes participam de desfile para gordinhas em São Paulo

Fabiana Karla, Rosi Campos e Renata Celidonio brilham na passarela do Fashion Weekend Plus Size, onde nove marcas mostraram o verão 2013 para o público GG

Deborah Bresser | - Atualizada às

Gordurinhas orgulhosamente exibidas, modelo caindo na passarela, atrizes, misses e um bocado de pano extra fizeram a receita da 6a edição do Fashion Weekend Plus Size, realizado neste sábado (18/8), no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O evento, dedicado ao segmento de moda GG, comporta desfile e salão de negócios.

Nos poucos - mas representativos - estandes montados no espaço, uma constatação: os lojistas de multimarcas estão abrindo os olhos para o segmento. As marcas que atuam com grades “normais” e também plus size estão percebendo que, quem compra, também quer ter tamanhos grandes para oferecer. A tendência, que começou nas grandes redes de fast fashion, como Riachuelo e C&A, está chegando ao varejo de butique.

VEJA TAMBÉM: OS VESTIDOS DE NOIVA PARA GORDINHAS

“Esta é nossa segunda coleção da Ênfase Plus, e tivemos um aumento de 60% nos pontos-de-venda”, informa Luis Marcelo Laurindo, representante comercial da marca. Segundo ele, ninguém quer perder venda, e ter na arara uma grade mais abrangente amplia as possibilidades do lojista, que não precisa ficar dependente de um só mercado. Na avaliação de Renata Poskus Vaz, modelo, jornalista e empresária, responsável pela criação e realização do FWPS, essa mecânica funciona melhor nas grandes redes. Nas lojas de bairro, a grade muito ampla pode limitar a variedade. “Uma loja especializada pode comprar mais peças, e as mulheres não se sentem mais constrangidas de frequentar esses endereços”, acredita. O plus size entrou na moda, e a clientela descobriu que é possível ser gorda com orgulho.

AgNews
Rosi Campos nem é lá tão plus size, mas fez bonito na passarela da La Mafê, com vestidão estampado

Na passarela, porém, é visível ainda a insistência em certas propostas que estão longe de valorizar a silhueta extra large. Peças que envelhecem qualquer criatura, como terninhos de mangas ¾ com short em tons pastel, estampas que assustam quando aplicadas ao tamanho GG, túnicas que deixam as mulheres ainda maiores, transparências perigosas, muita calça branca (que evidencia celulite até em quem é puro osso) e um periguetismo muito arriscado para quem vive acima do peso, com saias muito curtas e muito justas comprometem a moda GG.

Há avanços, sem dúvida. Boas calças de montaria, como as mostradas pela Lunender, que teve a atriz Fabiana Karla no casting, bons vestidos envelope, como os sugeridos pela La Mafê, que contou com Renata Celidonio e Rosi Campos na passarela, e trouxe boa estamparia de folhagens, mas pecou na modelagem dos shortinhos, além das certeiras propostas da Milanina. A marca escorrega na calça com fendas frontais e no vestidinho periguete de lurex dourado, mas acho o rumo nos plissados, nos rendados e nas boas t-shirts para gordinhas mais jovens.

AgNews
Renata Celidonio exibe vestido transpassado, que valoriza as formas turbinadas do público extra large

A Carlota propõe sempre um comprimento maior no quadril, que disfarça o bumbum e é muito adequado ao público. Bons também os vestidos com laterais mais escuras, que afinam a silhueta, e o chemise de listras verticais. As calças brancas e as transparências seriam dispensáveis. Na Loony jeans, a expertise da marca no segmento está em detalhes, como o forro do bolso costurado junto ao zíper, que ajuda a segurar a barriga. A marca se garante com variedade de modelagens e color jeans. Os grafismos diagonais nas blusas também funciona.

CURTA A PÁGINA DO iG MODA NO FACEBOOK E SIGA O @iGMODA NO TWITTER

A Ênfase Plus contou com Mayara Russi para apresentar sua coleção, mas a modelo – conhecida como a Ana Paula Arósio plus size -, caiu na entrada final, deixando a plateia sem fôlego. Com os sapatos nas mãos, ela fechou o desfile cheia de dignidade. Apesar de algumas batas curtas com legging, que são um perigo para a clientela GG, a marca acerta nos transpasses, nos bons florais e no brilho bem dosado.

Julien pereira
Noiva de floral na proposta de Edson Eddel

Cleo Fernandes, a Miss Plus Size Brasil, não se intimidou em desfilar de biquíni para a estreante Cachopa. Com bojos estruturados e recortes, a marca consegue valorizar as amplas curvas da mulher plus size. O desfile teve ainda a participação da grife para noivas de Edson Eddel, vindo de Curitiba, que inovou com alguns vestidos florais, sugerindo noivas campestres.

VEJA TAMBÉM: OS VESTIDOS DE NOIVA PARA GORDINHAS

O casting merece uma atenção especial. Não são muitas ainda as modelos plus size, e obviamente a maioria se repete na passarela. Várias, porém, pareciam descontentes de estar ali. E modelos #chatiadas tiram o brilho de qualquer desfile…

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG