Publicidade
Publicidade - Super banner
Dicas de Moda
enhanced by Google

Como usar: calça branca

A peça, que faz sucesso no figurino de Carminha, de Avenida Brasil, pode sofisticar o look, ou acabar com ele. Veja como as famosas adotam a proposta e siga as dicas para não errar

Deborah Bresser | - Atualizada às


A tendência já estava por aí, andando no corpinho das famosas, mas gritou que tinha vindo para ficar com o figurino de Carminha (Adriana Esteves), em Avenida Brasil. A megera da novela só usa roupa branca, especialmente calça branca. O total white da personagem levanta a dúvida: qualquer mulher pode usar a peça? Por muito tempo, a moda lançou olhares de soslaio para a calça branca, como uma Nina atrás da porta. Se, por um lado, é sinônimo de sofisticação e classe, por outro, o risco de marcar demais a silhueta dava calafrios nas consumidoras. Ninguém está impedido de usar calça branca, mas a peça exige alguns cuidados estéticos.

“Apesar de a calça branca aumentar visualmente as pernas, quadril e glúteo, todas as mulheres podem usar, desde que a parte de cima, que equilibrará o corpo, seja adequada à proporção corporal. Ou seja, já que a calça branca faz com que o quadril pareça maior, aposte num decote ou num belo colar, chamando a atenção para o colo, e tirando-a do quadril”, recomenda Flávia Quintella, consultora de imagem.

Para Vanessa Barone, jornalista, consultora de moda e autora do livro “Descomplique”, em princícpio, toda mulher pode usar calça branca, mas aquelas que estão muito acima do peso têm outras escolhas mais benéficas para a silhueta. Vanessa alerta que não pode estar marcando a calcinha de jeito nenhum. “Calça branca precisa ser de boa qualidade, ter um tecido bom. O ideal é que seja fosco ou com textura, que impeça que a roupa íntima fique marcada. Não pode ter nenhum tipo de transparência. Para garantir, é bom usar uma lingerie cor da pele.”

Manu Carvalho, stylist, consultora de moda e uma adepta convicta das calça brancas, defende uma estética mais plural. “Ainda se promove a silhueta alta e magra e por isso a gente tende a acreditar que tudo fica lindo nas magras e não fica lindo nas gordas...Acho que a plus size pode, sim, usar uma calça branca... e vai ter de tomar exatamente o mesmo tipo de cuidado que a magra deve tomar, só que a gorda é mais suscetível a problemas com a calça branca, por causa da questão física mesmo...”

“Calça branca é como qualquer calça, tem todo tipo de modelo: skinny, pantalona, saruel, reta, flare (boca mais aberta), cargo, pijama, capri, e por aí vai... e eu tenho todas !”, conta Manu. Para ela, a pessoa tem de escolher de acordo com o estilo dela, com o gosto, com a intenção de uso, com o que cai melhor, com o que acha que valoriza o corpo... cada caso é um caso.


Divulgação/TV Globo
Carminha e a calça branca, com diferentes versões de camisas para compor o figurino

Para Vanessa Barone, valem algumas sugestões gerais. “As baixinhas podem escolher calças com a barra mais comprida para usar com salto, que dá uma aparência de ser mais alta. Mas nada de calça arrastando no chão, que é um horror. Se a calça for branca, pior ainda, vai ficar encardida. As gordinhas também podem criar uma unidade de cor, e usar esse truque de calça mais comprida para usar com salto, que ajuda. Agora, calça colada ao corpo de jeito nenhum.”

A calça branca também tende a marcar mais a celulite. Neste caso, se o fetiche de sair de calça branca supera o receio de revelar os furinhos, a saída é optar por tecidos mais encorpados, brins pesados ou neoprene duplo. Os cortes retos também favorecem quem está mais rechonchuda. Curvilíneas em geral devem evitar as calças muito justas. Ok, o periguetismo está em alta, mas se a proposta é ser elegante, melhor ficar com os modelos de corte reto.

Flavia recomenda que quem tem muito bumbum e perna grossa deve escolher uma pantalona leve. “As baixinhas devem evitar os modelos que têm a perna muito ampla. As magrinhas podem usar tanto os modelos justos como as pantalonas. Magras e altas podem abusar da pantalona bem larga”, diz a consultora.

CURTA A PÁGINA DO iG MODA NO FACEBOOK E SIGA O @iGMODA NO TWITTER

As combinações de cores também são infinitas com o branco, começando pelo estilão Carmilnha, de total white, passando pelo clássico preto e branco, e chegando às misturas mais abusadas, com cores fortes e estampas. Se a calça for branca, atenção aos acessórios. “O branco vai absolutamente com tudo... e como em toda combinação de cores, é química, cada cor que se colocar dá um resultado”, explica Manu Carvalho. “Se colocar branco com amarelo fica alegre, se colocar com rosa fica doce, com azul claro fica refrescante, com marinho fica clássico de novo... o branco se mistura muito bem, por que é leve, quase nada.”

Vanessa recomenda sapatos na gama do marrom para o mais claro. “Prefira tons de camelo, caramelo, ou uma sandália de lona cru, off white. Sapato branco com calça branca não recomendo. E o preto, só se tiver uma aparência mais leve. Sapato pesado preto com calça branca gera um contraste muito forte.” Manu Carvalho também recomenda que, se for para colocar sapato preto, que seja uma sandália. “Ou sapato ou sandália branca ou prata, ou cinza, cores mais ou menos clara, na mesma escala do branco, vai deixar o look mais leve. Além disso, não corta o corpo, não pára no pé, o que achata a silueta. Um sapato claro com a calça branca alonga e afina, dá ideia de continuidade.”

Como consumidora assídua de calças brancas, Manu Carvalho dá as dicas para quem quiser comprar um modelo: “Recomendo que se olhe bem na hora de comprar, principalmente porque na cor branca tudo aparece... Tem de olhar bem no espelho, de frente, de lado e de costas. Estando de costas, é bom dar um passinho para a frente, para ver se a calça marca, o que marca... marca o bumbum, marca coisas que a gente não quer revelar (como celulite)?” A calça branca boa não deve marcar nada... ou ela vai ser mais soltinha, ou vai ter bolsos atrás, no bum um, para dar um reforço de tecido e não deixar o corpo vulnerável.


Divulgação/TV Globo
Toda elegância de Carminha, com seus looks off white

Leia tudo sobre: como usarcalça brancaCarminhafigurinoAvenida Brasil

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG