Publicidade
Publicidade - Super banner
Dicas de Moda
enhanced by Google
 

Blog traz a moda que o povão usa nas ruas

Estudante de Pernambuco quer mostrar flagras da moda real em vez de se restringir apenas às tendências encontradas nas revistas

Andressa Zanandrea |

Reprodução
Blog "O que o povão usa"

A maioria dos blogs que retratam a chamada "moda de rua" traz fashionistas que fazem questão de exibir  todo o conhecimento conquistado por meio de revistas especializadas e pesquisas na internet. Além, é claro, de peças imperdíveis e grifadas, compradas num brechó em Nova York ou durante viagem a Paris (ou numa loja de fast fashion baratinha, por que não?). Um estudante de Pernambuco resolveu montar uma página para mostrar a moda que vai além das tendências que circulam no mundinho fashion. O que o povão usa traz aquilo que é desfilado na plataforma do metrô, no ônibus e nas calçadas e ruas de paralepípedo brasileiras.

Arquivo Pessoal
Douglas Carlos, estudante que criou o blog
O visionário é Douglas Carlos, de 20 anos, que mora em Gravatá (PE). Em Recife, cursa o quarto período de Tecnologia em Design de Moda, na faculdade Senac-PE. "Queria fazer um blog de moda que tivesse mais imagens do que textos. Só que a quantidade dos que falam a mesma coisa é grande. Daí parei pra pensar e percebi que esses blogs intitulados de 'moda de rua' não dão vez para a massa. Então resolvi fotografar e reunir todos os looks que eu vejo no dia a dia, no metrô, no ônibus... Em lugares nada glamurosos", conta ele, que criou o blog em 19 de agosto.

Os fotografados são pessoas comuns, que se vestem para ir ao trabalho ou à feira, por exemplo, e têm rotinas e caminhos parecidos com os do estudante. "As pessoas vêm praticamente até mim. Não preciso me esforçar pra achar um look que eu gosto." Os alvos de Douglas vestem tanto a moda despretensiosa, geralmente comprada em grandes magazines e centros populares, quanto looks mais elaborados, com bom resultado estético. "O critério principal é fotografar looks interessantes. Quando dá, faço comparações com as tendências atuais."

Na opinião de Douglas, a maioria dos blogs excluem a massa, que não tem acesso à informação de moda. "O que a Anna Dello Russo veste é o que está na moda? É daquela forma que as pessoas se vestem na rua? A maioria não. Acho que o máximo que eu vi de uma moda realmente de rua foi quando o Sartorialist fotografou um mendigo", observa. Assim, o objetivo dele é mostrar que a maioria das pessoas se veste de maneira peculiar e parecida. "Tudo é questão de informação: O povão não recebe a mesma de uma pessoa que lê sites e revistas especializados no assunto."

No começo, a ideia era mostrar apenas looks flagrados por ele. Mas uma colaboração espontânea mudou a dinâmica do blog. "Do nada, um cara de São Paulo me enviou umas fotos de uma senhora. Achei legal essa história de colaboração!" Quem quiser enviar flagras, basta enviar a foto para o e-mail oqueopovaousa@hotmail.com. "Mas tem que ser foto do povão mesmo!", avisa Douglas.

No futuro, Douglas pretende trabalhar com criação de moda. "Ainda estou em dúvida de em que área me especializar." Por enquanto, ele vai continuar mostrando no blog as tendências saídas do armário de quem circula por aí de metrô e de ônibus. Uma moda de rua sem Chanel, nem Prada.

Leia tudo sobre: blogmodamoda de rua

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG