Publicidade
Publicidade - Super banner
Dicas de Moda
enhanced by Google
 

Grunge: o estilo que marcou os anos 90 está de volta

No vai e vem da moda, estamos observando o ressurgimento de um movimento que marcou os anos 90 musicalmente e que também deixou suas marcas nas passarelas e nas ruas: o grunge

Redação |

A palavra grunge, que pode ser traduzida do inglês por algo como sujo, foi o nome dado ao movimento musical que teve origem em Seattle (EUA) e elegeu Kurt Cobain, o vocalista do Nirvana que se suicidou por problemas de depressão, seu ícone.

*Veja as fotos da gelria de imagens e inspire-se

Marc Jacobs foi o primeiro a levar a estética do movimento para as passarelas. Na temporada de primavera-verão 1993, ele apresentou a coleção Grunge para a grife Perry Ellis, cheia de referências das ruas, com xadrezes, coturnos e sobreposições.

Na época, os consumidores da marca não receberam bem suas criações e Marc acabou perdendo o emprego. Mas, hoje, todo mundo está a fim de se vestir um pouco grunge.

Quando surgiu no início da década de 90, o grunge era uma resposta ao consumismo exagerado e à beleza superficial. A atitude predominante era muito casual e chegava a ser largada mesmo. Os adeptos do movimento abusavam de roupas velhas e sujas, de calças rasgadas e das tão faladas camisas xadrezes. Nos pés, sempre coturnos e os velhos tênis All-Star.

O stylist Gustavo Garcez analisa o retorno do grunge nos dias atuais. Ele diz que hoje, quase 20 anos depois de seu surgimento, a estética do movimento não tem a mesma força. O grunge, assim como o punk, virou um movimento de boutique. Por isso mesmo, a tendência atual é brincar com os preceitos do grunge, misturando seus elementos básicos, como usar roupas largadas, com peças mais sofisticadas e até sexy. O grande diferencial dessa retomada é o sex appeal que o grunge tem hoje e nunca teve antes, Gustavo ensina.

A peça chave da nova onda grunge é a camisa de flanela xadrez. Ela está aí para ser usada de todas as maneiras e, segundo Gustavo, vai desde uma composição com jeans até a festa à noite. Os jeans vêm bem detonados e rasgados. As calças com lavagem clara voltaram com tudo e, com a chegada do verão, os shorts rasgados com barra dobrada serão peça-desejo entre as meninas.

Para conseguir um visual grunge sem esforço, abuse das sobreposições, impensadas e em grande quantidade. Misture tudo: regata, camisa, cardigan, blazer. Gustavo dá a dica: Tente uma mistura sem esforço de texturas e cores que dê liberdade ao look. Muito dessa volta do grunge pode ser relacionada aos tempos que estamos vivendo e aos aspectos econômicos que o mundo enfrenta hoje em dia.

Gustavo lembra que não é preciso comprar pilhas de roupas novas para seguir a linha grunge, basta vestir a velha camisa xadrez que se tem no armário e o jeans rasgadinho de outros carnavais que o look grunge está pronto.

Leia mais sobre: grunge

Leia tudo sobre: dicas de modamodarocktendências

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG