Publicidade
Publicidade - Super banner
Dicas de Moda
enhanced by Google
 

Mulheres não consideram óculos acessórios de moda

Pesquisa Ibope/Transitions mostra que brasileiras deixam de usar óculos por considerar que eles não combinam com seu estilo

Andressa Zanandrea

Eles são usados no rosto, mas não são considerados acessórios de moda e estilo pela maioria das mulheres. Os óculos de grau ainda são vistos por 66% das brasileiras como meros corretores de problemas visuais, segundo pesquisa Ibope/Transitions divulgada nesta quinta-feira (15), em São Paulo. Os dados mostram também que 18% das mulheres usariam óculos de grau com mais frequência, se pudessem combiná-los com seu estilo. E isso é possível, sim. Hoje há uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, que podem ser adequados ao estilo e ao rosto de cada pessoa.

“Usa-se óculos pela necessidade, e não porque algo pode ser acrescentado. Mas o que era um aparelho corretor se tornou um acessório maravilhoso”, afirma o esteta óptico Miguel Giannini, que cuida das escolhas de armações de personalidades como a pré-candidata à presidência da República Dilma Rousseff, do presidente Lula e da apresentadora Ana Maria Braga.

Mesmo com tantas opções, um terço das mulheres afirma que tem resistência ao uso dos óculos e já deixou de usá-los, mesmo reconhecendo que problemas de visão (como miopia, hipermetropia e astigmatismo) podem se agravar com a falta de uso de lentes corretivas. A pesquisa foi realizada em cinco regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza) de 1º a 12 de março deste ano. Foram ouvidas 284 usuárias de óculos.

Elas são cuidadosas
As mulheres se revelam cuidadosas: 97% delas usam óculos prescritos pelo oftalmologista, em vez de comprar opções na farmácia ou no camelô. Apesar de não considerarem o item acessório de moda, 84% delas afirmam receber orientação ou sugestão na hora de escolher a armação. Além disso, 42% delas reconhecem que os óculos mudam a aparência – 27% acham que ficam menos bonitas e atraentes e 15% deixam de usá-los por que não combinarem com o look.

“A moda valoriza o que se tem de bonito. Os óculos emolduram os olhos, então um exemplar bem selecionado acrescenta na imagem”, diz Miguel Giannini. Mas atenção: o que é lindo na vitrine nem sempre fica bom no rosto. Por isso, é importante experimentar: a armação deve ser anatômica e não pode marcar o nariz. As sobrancelhas devem aparecer, delineando o contorno, a não ser nos óculos solares, em que elas podem ser cobertas.

Para Miguel Giannini, é imprescindível ter ao menos três exemplares: um para o dia a dia, outro para eventos sociais e um de sol. Mas não é essa a realidade: a maioria das pessoas tem apenas um par. Na praia, segundo a pesquisa, 40% das mulheres usam óculos com grau, sendo 32% com lentes incolores e 8% com lentes escuras. “Elas deviam se proteger ainda mais nesse ambiente, mas não estão”, alerta o oftalmologista Leônico Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP).

Queiroz Neto lembra, ainda, que as mulheres têm mais problemas visuais que os homens. “O uso contínuo de óculos previne a progressão de vícios refrativos, a maior causa de deficiência visual, segundo a Organização Mundial de Saúde.” No mundo, 153 milhões de pessoas deveriam usar lentes corretivas, mas não o fazem. No Brasil, o número de usuários é estimado entre 30 milhões e 35 milhões, mas estima-se que de 90 milhões a 95 milhões de pessoas deveriam usar óculos. O problema mais comum é a hipermetropia, com 34%. As mulheres, no entanto, são mais míopes e os índices de astigmatismo têm aumentado entre elas.

Dicas do esteta óptico Miguel Giannini
- As sobrancelhas devem emoldurar a armação e não podem ser cobertas por ela
- Tenha três pares de óculos: para o dia a dia, para eventos sociais e um de sol
- O nariz não deve ficar marcado pela armação
- Uma armação de tom pastel pode ser usada tanto em ocasiões formais quanto informais
- Opte pelas mais ousadas, coloridas, para brincar com o visual
- Em ocasiões formais, usar uma peça elegante, como com aplicação de cristal
- Use armação de design mais arrojado apenas se combinar com a personalidade
- Os óculos não devem roubar a cena, mas estar presentes
- Se optar por ter apenas um óculos solar, ele deve ser adequado para todos os momentos
- Tomar cuidado para o tom escolhido não fechar demais a expressão
- Se usar lentes de graus muito altos (em que os olhos parecem menores, no caso dos míopes, e maiores, no caso dos hipermetropes), uma dica é optar por uma armação mais ousada, para que as lentes não chamem tanta atenção

Confira algumas novidades em óculos!


 

Leia tudo sobre: óculos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG