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Dicas de Moda
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Para arrasar em 2010

Especialistas da moda contam o que (com certeza) será tendência no ano que está começando

Eduardo Diório |

Acompanhar os desfiles que ocorrem nas principais semanas de moda do mundo é um prato (quase) cheio para quem quer saber o que será tendência nas próximas estações. Só não é completo porque nem sempre o que é mostrado é usável. Embora a moda esteja vivendo um momento de liberdade total e múltiplas ideias se misturam, num vai e vem desenfreado de tendências é preciso filtrar, perceber o que é hit nas ruas e encontrar o que tem a ver com o seu estilo para começar o ano com o visual em dia. Especialistas contam o que estará em alta em 2010, tanto no brail, quanto no cenário internacional, confira.

Brasil
A estilista e consultora de moda Maria Zeli costuma viajar durante as temporadas e trazer referências para o Brasil. Durante essas idas e vindas, ela percebeu que, independentemente do que é visto nas passarelas, o que vale mesmo é a moda da rua. "É o povo que decide o que vai virar tendência." Segundo a profissional, a pirâmide do universo fashion virou de ponta cabeça há alguns anos. "Antes era o topo que ditava a moda. Agora é consumidor", garante. E como cada pessoa tem o seu estilo próprio, fica impossível colocar regras, apenas mostrar os diversos caminhos que o mercado têxtil oferece.

Por isso, a próxima estação chega repleta de novidades. "O tema principal são as formas, inspiradas no mundo do design e da arquitetura, com sugestões esculturais que colam no corpo e, ao mesmo tempo, descolam", explica Titta Aguiar, consultora de estilo do Senac São Paulo. Para ela, o mundo cosmopolita tem grande influência na próxima estação. A mulher está mais moderna do que nunca, e a dica é investir na alfaiataria, saia lápis de couro, terninhos bem ajustados e ombros exagerados. "Dentro dos consumidores mais elitistas, que prezam por um mundo sofisticado, porém funcional, os ombros são o destaque, dobraduras, jogos de cores e texturas", sugere Titta.

Looks repletos de acessórios e zíperes, tudo acompanhado por um lado mais sexy, com aplicações de tachas e tecidos metalizados podem vir com tudo no próximo ano, inclusive nos tons dos looks. "Tratando de moda, o Brasil é quase um país independente, e costuma buscar algumas peças no exterior e adaptar para o público-alvo. Mas isso não tem nada a ver com a bobagem de criar a tão falada identidade brasileira, com frutas na cabeça, flores, mulatas e índios", avisa o stylist Marcio Banfi. De acordo com ele, a cartela de cores será bem colorida (mesmo no inverno), já que o verão está nude. "Cores como o preto, o branco e até os looks estampados virão com tudo nos próximos meses. Os tons farão parceria com inspirações das décadas de 1980 e 1990, como a calça mais estruturada, meias com sapatos pesados e minissaias”.

Na contramão, a gerente de produtos da Dzarm, Camila Codarim, aposta que os modelos mais soltinhos não perderão espaço no armário. "Com certeza a tendência para 2010 é a calça saruel, um look contemporâneo. Assim como a skinny, que continuará sendo sucesso entre os clientes." Um pouco mais ousado, o estilista da Neon, Dudu Bertholini, acredita que a tendência fashion vai trilhar um caminho mais colorido e divertido. "Os vestidos e os kafkans coloridos estarão em alta, sem contar essa moda mais absurdinha, inspirada na cantora norte-americana Lady Gaga, que tem tudo para dar certo", diz.

Pelo mundo
A jornalista Alinne Cury, autora do blog Bombom , colunista e correspondente do iG em Paris, conta o que com certeza será notícia no mundo da moda internacional, pelo menos até os próximos meses.

Sucesso absoluto em 2009, o estilista Christopher Kane é apontado como um dos queridinhos das próximas temporadas. O designer fez uma coleção de tirar o fôlego, segundo Alinne, para a rede de fast fashion Top Shop, participou do relançamento da grife Versus (por Donatella Versace) e muitas das sandálias e camisetas dos estilista são vistas com frequência em mulheres cheias de estilo.

Outro estilista que promete bombar em 2010 é Peter Pilotto. Metade austríaco e metade italiano, Pilotto assina suas coleções com Christopher de Vos. A marca, mesmo com apenas dois anos de existência, foi muito (bem!) comentada na última semana de moda em Londres e atraiu a poderosa Anna Wintour, editora chefe da Vogue americana, para primeira fila.

No mundo da fotografia, atenção para Tommy Ton, do site de moda de rua Jak&Jil , em 2010. É fato que o moço já caiu no gosto do povo fashion e das editoras de moda. Ele substituiu o Scott Shuman (do Sartorialist ) no site da Vogue americana (o style.com ) e registra os bastidores e curiosidades das semanas de moda em Paris, Londres, Milao e Nova York.

A francesa Garance Dore está na lista top do planeta fashion de 2010. Além de linda, ela é ilustradora, e acabou ficando famosa com suas belas fotos das semanas de moda e pessoas estilosas de todo o mundo. Dore é também a namorada do Scott Shuman. Ele, aliás, foi quem deu a primeira câmera profissional para a amada.

Em 2010, é muito provável que a Rússia sirva de inspiração para estilistas e maquiadores, já que em 2009 muitos profissionais da moda buscaram inspiração no país de Stalin. Quem começou com a tendência foi o megaestilista Karl Lagerfeld, em 2008, com uma coleção cheia de referências russas para a Chanel. No mesmo ano, trinta e um estilistas de renome desenvolveram bonecas matrioshka para comemorar os 10 anos Vogue russa.

Em 2009, a Printemps, loja de departamentos mais antiga de Paris, se inspirou na Rússia para fazer as vitrines de Natal, que foram assinadas pelas maisons Chanel e Dior. E grifes como Martin Margiela completou sua coleção de objetos brancos com bonequinhas russas.

Uma marca de cosméticos italiana lançou um estojo de maquiagem com formato de boneca Russa, no final de 2009.

A Kenzo também se inspirou na Rússia para fazer sua última coleção. A marca colocou seus perfumes dentro de bonequinhas russas.

*Participou Alline Cury, jornalista, blogueira e correspondente do iG em Paris

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