Publicidade
Publicidade - Super banner
Moda No Mundo
enhanced by Google
 

À moda de John Lennon

Acompanhe as diferentes fases fashion do músico e ativista que lançou a moda dos óculos redondinhos e paletó branco

Marie Fava |

Músico (dos bons), escritor, compositor, ativista político e social... John Lennon, que completaria 70 anos de vida no dia 09 de outubro - ele foi assassinado em 08 de dezembro em Nova York - foi, além de fundador de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, The Beatles, uma personalidade admirada, amada (e odiada) e copiada no mundo todo, seja pela atitude excêntrica e pacifista, ou, pelos modelitos que usou durante os vinte anos em que teve sua vida particular e profissional superexposta.

Itens como os óculos redondinhos, camisetas com frases de efeito e em imitação aos brasões do exército e estampas de efeito com paletó, boina e o terno branco são imediatamente associados ao ex-Beatle, já que após terem sido adotados por Lennon viraram moda, seja por uma boa causa, ou não. Da época dos Beatles (1960 a 1970), em que John Lennon e seus companheiros de banda se apresentavam para multidões de garotas frenéticas e apaixonadas, o terninho justo e alinhado era o uniforme dos rockstars mais celebrados dos anos 60. O visual inspirou inúmeras outras bandas, de diferentes estilos, além de manter a imagem de bons moços dos meninos de Liverpool, embora a experiência com substâncias alucinógenas e álcool fosse recorrente inclusive em letras de músicas dos Beatles, como Lucy in The Sky With Diamonds, que seria uma homenagem singela ao LSD.

Já na segunda metade dos anos 70, Lennon passou a usar roupas mais despojadas e peças que hoje são lembradas e rotuladas como hippies, como os óculos redondinhos e as boinas de lã e crochê. Apesar de ser inglês (Lennon nasceu em Liverpool, no dia 09 de outubro de 1940), o artista quase nunca usava peças com apelação patriota, com bandeiras do Reino Unido e outros símbolos, como fazim os Rolling Stones, por exemplo.

A barba e cabelos compridos também viraram marcas de Lennon, que, ao final dos anos 70, já ao lado da artista plástica Yoko Ono, adotou uma postura de vida então politicamente correta, naturista e pela paz (como o terno branco, que até os anos 60, quase não era usado). Roqueiro, meio cigano, hippie, militante, John Lennon era tudo isso e mais, tendo essa atitude refletida nas roupas (ou, na ausência delas, uma vez que Lennon e Ono foram clicados e flagrados diversas vezes sem nenhuma peça de roupa, em protestos, ensaios especiais, ou, diversão).

Na galeria de imagens abaixo, acompanhe a evolução fashion de John Lennon, desde a época dos Beatles até 1979. Lennon foi assassinado por tiros enquanto voltava para o apartamento em que morava em Nova Yorque, no edifício Dakota, em 08 de dezembro de 1980. Relembre os clássicos lançados por Lennon e inspire-se.

Leia tudo sobre: The BeatlesJohn Lennon

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG