Publicidade
Publicidade - Super banner
Moda No Mundo
enhanced by Google
 

Marisa lança coleção Verão 2012 inpirada nas tendências mundiais

Conheça como é feito o processo de criação da fast fashion e confira o que estará nas araras nos próximos meses. E saiba como usar

Eduardo Diório |

Divulgação
Marisa lança coleção de Verão 2012
Ligada nas tendências internacionais da moda, a rede de fast fashion Marisa lançou ontem (4) a sua coleção para o próximo verão. Na passarela, roupas inspiradas na década de 1970, com saias amplas, pantalonas, macacões e acessórios relacionados ao universo hippie, e combinações feitas por meio de blocos de cores, com tons fortíssimos nas peças totalmente lisas (camisas recortadas, saias e calças). "Vamos apresentar um verão bem colorido para a nossa cliente. E também repaginamos tudo o que foi moda nos anos 70, com estamparia diversificada", diz Karla Seabra, responsável por administrar a equipe criativa da empresa, que conta com 35 funcionários, entre estagiários de moda, estilistas e gerentes de estilo.

CURTA A PÁGINA DO iG MODA NO FACEBOOK
E SIGA O
@IGMODA NO TWITTER

O que foi apresentado nesta semana pode até ser inédito para o consumidor final da Marisa, que tem 293 lojas espalhadas pelo Brasil e uma loja virtual, mas as tendências já foram vistas há alguns meses pelas grandes marcas internacionais. "Entre setembro e fevereiro, quando começam os eventos de moda, ficamos de olho em tudo, principalmente nas temporadas de Londres, Milão e Nova York. Assistimos aos desfiles pela internet e acompanhamos as novidades pelo WGSN (um dos principais serviços de pesquisa, análise de tendências e notícias para as indústrias de moda e estilo), que nos auxilia nessa etapa", conta Karla. Para confirmar as apostas do que realmente vai explodir de vendas, os diretores costumam viajar aos grandes centros de moda internacional e conferir o que está exposto nas araras de lojas renomadas.

Feito isso, o núcleo de moda da empresa volta a se reunir para adaptar tudo o que foi visto para o perfil da mulher brasileira. "A equipe fica em São Paulo, mas desenvolvemos as coleções do Brasil todo. Dividimos os lançamentos ao longo do ano e trocamos todas as peças de dois em dois meses." As coleções são adaptadas para as clientes jovens e adultas e, dependendo da região, há pequenas adaptações nos produtos. "A tendência é uma só, mas de acordo com o estado, mudamos a cartela de cores e o tamanho das peças. No nordeste, por exemplo, eles são mais baixos, no sul eles são mais altos. Tem toda essa complexidade que a gente cuida na hora de regionalizar as coleções", explica a diretora de criação da fast fashion.

CURTA A PÁGINA DO iG MODA NO FACEBOOK E SIGA O @IGMODA NO TWITTER

Divulgação
Marisa lança coleção Verão 2012 inspirada no universo da década de 1970
Mas quando o assunto é figurino de novela, a programação de lançamentos de coleções muda completamente. "As meninas que trabalham na parte do figurino das novelas fazem o mesmo tipo de pesquisa que a gente. Elas estudam passarela e o que vai ser mais forte. Mas se há algo que não colocamos e está em alta na TV, mudamos a nossa agenda e, em menos de um mês, conseguimos colocar nas lojas". De acordo com Karla, a Marisa realiza pesquisas trimestrais de acompanhamento para descobrir a opinião dos clientes sobre as peças que estão sendo vendidas. "E também ouvimos a opinião dos nossos funcionários." Hoje, a empresa conta com mais de 13 mil colaboradores e não possui fábricas próprias, apenas fornecedores.

Novidades
Com o crescimento no volume de vendas (no ano passado a Marisa teve receita líquida de mercadorias de R$ 1,7 bilhão, um crescimento de 18,7 em relação a 2009) e o número de lojas inauguradas por ano (em 2010 foram 53 e, para 2011, estão programadas 57 inaugurações), a empresa quer apostar em um novo e promissor mercado, segundo a diretora de criação, não muito explorado no Brasil. "Nossa grade de numeração vai do 36 ao 48, mas agora vamos ampliar esses tamanhos por meio do lançamento da nossa coleção plus size. Achamos que o mercado ainda pode ser melhor e vamos voltar o nosso olhar para a mulher mais cheinha", conta Karla.

Confira, na galeria abaixo, a coleção de Verão 2012 da Marisa, apresentada ontem (4), em São Paulo, e veja as nossas dicas para você arrasar na temporada mais quente do ano!

Leia tudo sobre: marisadesfileverão 2012tendências

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG