Publicidade
Publicidade - Super banner
Moda No Mundo
enhanced by Google
 

Sarah Burton, a designer da realeza

Conheça a estilista que desenhou o vestido de noiva mais esperado e comentado dos últimos tempos

Marie Fava, de Londres |

Reprodução
Sarah Burton, estilista da grife Alexander McQueen, em Paris, foi responsável pelo vestido da princesa Kate Middleton
Além da indiscutível habilidade como estilista, Sarah Burton é também incrível na "arte" de manter um segredo. É a segunda vez que a estilista fica de bico calado em relação a um fato de grande relevância para a imprensa de todo o mundo. Apesar de ter sido apontada desde o início, pela mídia e profissionais da moda, como a estilista de Kate Middleton, que se casou com o Príncipe William no dia 29 de abril, Sarah negou o diz-que-diz e guardou a sete chaves a informação preciosa de que era ela a responsável pelo vestido de noiva mais comentado dos últimos tempos, até poucos momentos antes de a noiva real aparecer na Abadia de Westminster, em Londres.

O outro supersegredo guardado por Sarah foi o de que ela seria (e foi) a substituta de Alexander McQueen, morto em fevereiro do ano passado, com quem trabalhou como braço direito por mais de 14 anos. Em setembro de 2010 a então nova diretora criativa da maison apresentou a primeira coleção à frente da marca, na temporada de Inverno 2011 da Semana de Moda de Paris. A saber, Sarah Burton foi a única estilista assistente de McQueen, com quem trabalhou de 1996 (quando ele assumiu a direção criativa da Gucci) a 2010, quando o designer foi achado morto em seu apartamento na capital inglesa

Um pouco de história
Sarah Burton nasceu e cresceu na cidade inglesa de Manchester, em uma família com mais quatro irmãos. Ela não foi a única a seguir a carreira artística. Um dos irmãos toca oboé profissionalmente e uma irmã de Sarah é cantora de ópera.

No entanto, antes de se mudar para Londres para cursar uma das faculdades de moda mais tradicionais e conceituadas do mundo, a Central Saint Martins, a designer cursou a Escola Politécnica de Manchester e inicialmente pensou em estudar Artes na Ruskian College, em Oxford. A graduação em moda terminou em 1997.

A oportunidade de trabalhar com Alexander McQueen surgiu da indicação de um professor da Saint Martins, que era amigo do designer. À Vogue UK, Sarah contou que McQueen perguntou se ela acreditava em discos-voadores, durante a entrevista. Sarah conseguiu o estágio, em 1996.

Em 2000, três anos após ter concluído a faculdade, ela foi apontada como a "cabeça" da linha feminina da maison Alexander McQueen, trabalhando lado a lado com o estilista inglês. Apesar do know-how, Sarah Burton confessou que se assustou com a proposta de assumir a maison Alexander McQueen, afirmando que não seria fácil "recomeçar". Após pensar na proposta, sempre colocando à frente o que McQueen gostaria que acontecesse com a marca, ela decidiu aceitar e dar o melhor de si na empreitada que a colocou como uma das estilistas mais bem conceituadas do momento, após desenhar o vestido de noiva de Kate Middleton.

O vestido de noiva do século
Enfim, as especulações sobre a autoria do vestido de noiva de Kate Middleton estavam certas. Sarah Burton, da maison Alexander McQueen, foi a escolhida. Após a confirmação oficial, dada apenas em 29 de abril, dia do casamento real, a estilista soltou nota oficial à imprensa, antes de viajar para Nova York, para "fugir do assédio". A designer diz: "Foi a experiência da minha vida. Tenho aproveitado cada momento. Claro que estou honrada por ter sido escolhida. Tenho orgulho do trabalho executado por nós, da equipe da Alexander McQueen. Fico feliz pelo vestido representar o melhor trabalho artesanal britânico".

O vestido mistura tecidos tradicionais de excelente qualidade e renda, tudo com desing moderno do menos é mais. O vestido é longo, com mais de dois metros de cauda, branco, de mangas rendadas, que deixa o colo aparecendo. O véu cobre o rosto, preso na cabeça por uma tiara de diamantes, emprestada pela rainha Elizabeth II, avó do Príncipe William.

"Os últimos meses foram de trabalho intenso. É uma experiência incrível para mim e para quem trabalha comigo, já que mantivemos a parceria com Kate Middleton em segredo por tanto tempo. Foi um trabalho mútuo, o da noiva e o nosso, de manter os detalhes em segredo. "Catherine estava maravilhosa. O vestido foi apenas um componente de um dia que vai ficar na história”, explica.

Reconhecimento
Sarah Burton foi homenageada em Nova York na manhã de segunda-feira, 2 de maio. Recebida por Anna Wintour, editora da Vogue America, a estilista do vestido de noiva da Duquesa de Cambridge foi o centro das atenções na inaufuração para a imprensa da exposição "Alexander McQueen: Savage Beaty", no Metropolitan Museum of Art.

O tabloide britânico “Daily Mail” confirmou que Sarah não disse nada sobre o vestido de noiva real. Discreta, a sucessora de McQueen apenas deixou claro sua admiração e carinho eternos ao mentor, encontrado morto em Londres no ano passado.

Pelo menos 100 modelos assinados pelo estilista britânico estarão em exibição em NY, de acordo com a imprensa internacional. Atualmente, Sarah Burton mora com o marido fotógrafo, David Burton, em St. Johns Wood, região nobre no norte de Londres.

Leia tudo sobre: Sarah BurtonKate MiddletonprincesaAlexander McQueen

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG